Quando não há uma gestão eficiente do estoque para evitar desperdícios, seu estabelecimento pode sofrer prejuízos. Além disso, se o inventário contábil for diferente do físico, o restaurante pode ser multado. Tão importante quanto melhorar a gestão é ter controle do estoque, o que ajuda a conhecer as preferências do seu público e a quantidade ideal de insumos para manter uma produção de qualidade.
O serviço de estocagem deve controlar, registrar e fiscalizar as entradas, o armazenamento e as saídas dos insumos do restaurante. Dessa forma tudo fica dentro da data de vencimento, armazenado de forma correta e sem surpresas na cozinha. O controle de estoque é a principal ferramenta para evitar desperdícios e que faltem coisas no seu restaurante, mantendo o sabor dos insumos e a segurança dos seus clientes.
Organizar o estoque corretamente é primordial para manter o fluxo de trabalho do restaurante, dessa forma você facilita a limpeza e proporciona mais segurança para os clientes, uma vez que há menos chance de contaminação cruzada (transferência de microrganismos que podem causar doenças de um alimento contaminado para outro). Por meio de um bom controle de estoque, você pode observar tendências de consumo e adaptar o seu cardápio à preferência do público.
Comprar insumos em grande quantidade pode parecer uma boa ideia para economizar, mas pode ser um problema e gerar desperdícios na cozinha. Além disso, a estocagem correta evita os desperdícios no restaurante e melhora a gestão financeira. Dessa forma, os alimentos não estragam, pois estão armazenados em condições ideais, e os colaboradores ficam atentos à data de validade. Se o seu restaurante possui uma boa gestão de estoque, é possível, por exemplo, fazer pratos especiais com insumos que estão próximos ao vencimento, orientando os atendentes a sugerir um prato específico, além de ajudar a diminuir o desperdício no dia a dia.
Para facilitar o controle do estoque, é importante utilizar o programa do sistema corretamente, dessa forma tudo fica mais organizado e fácil de conferir. Para isso, é necessário ficar atento às mudanças. Como os hábitos mudam com o passar do tempo e a época do ano, o seu estoque precisa se adaptar. Dessa forma você terá sempre os insumos necessários para atender os seus clientes. Outra ferramenta importante para uma boa estocagem são as fichas técnicas, elas servem para orientar as receitas, utilizando as medidas exatas e facilitando as contas para a gestão do estoque.
O ideal é ter um profissional responsável pelo estoque e por gerir a equipe. Caso isso não seja possível, bons treinamentos podem potencializar os cuidados e as medidas organizacionais para uma boa administração do armazenamento do restaurante. Além disso, ter um responsável evita compras excessivas e falta de material, pois a pessoa fica focada em sua função. E o mais importante é que esse cuidado reflete diretamente no atendimento e passa mais segurança e agilidade para o cliente. Afinal, sempre que ele for visitar o seu restaurante ele vai querer ser recebido com o mesmo padrão de excelência.
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